Pesquisar no site


Oxumaré

Nome: Oxumaré ou Angorô

   

Orixá

Saudação: A Run Boboi!!!    /Cor: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris    /Dia: Terça-feira    /Elementos: Céu e terra

DAN

Dan corresponde ao nome jeje de Ò sumar è e, no Alak é tu, constitui uma qualidade deste ú ltimo: é a cobra que participou da cria çã o. É uma quealidad ben é fica, ligada ã chuva, à fertilidade de abund â ncia; gosta de ovos e de azeite de dend ê . Como tipo humano, é generoso e at é perdul á rio.
 

Dangbé 

é um Òsúmàrè mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intui çã o e pode ser um adivinho esperto.
 

Becém 

dono do terreiro do Bogun, veste-se de branco e leva uma espada. Bec é m ê um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo de Ò sumare, menos afetado e menos superficiai que Dan. Aido Wedo tamb é m é uma qualidade de Ò s ú m à r è co nhecida no Bogun.
 

Azaunodor

é o príncipe de branco que reside no baobá , relaciona. do com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".
 

Angoro

e a fase masculina de oxumare representado pelo arcoires.

 

 

                        

São pessoas que tendem à renovação e à mudança. Periodicamente mudam tudo na sua vida (de maneira radical): mudam de casa, de amigos, de religião, de emprego; vivem rompendo com o passado e buscando novas alternativas para o futuro, para cumprir seu ciclo de vida: mutável, incerto, de substituições constantes.

São magras. Como as cobras possuem olhos atentos, salientes, difíceis de encarar, mas ‘não enxergam’. São pessoas que se prendem a valores materiais e adoram ostentar suas riquezas; São orgulhosas, exibicionistas, mas também generosas e desprendidas quando se trata de ajudar alguém.
Extremamente activas e ágeis, estão sempre em movimento e acção, não podem parar.

São pessoas pacientes e obstinadas na luta pelos seus objectivos e não medem sacrifícios para alcançá-los. A dualidade do orixá também se manifesta nos seus filhos, principalmente no que se refere às guinadas que dão nas suas vidas, que chegam a ser de 180 graus, indo de um extremo a outro sem a menor dificuldade. Mudam de repente da água para o vinho, assim como Oxumaré, o Grande Deus do Movimento.